sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

Sustentabilidade, Alimentação e Motivação. Estarão relacionadas?

Jan 29, 2020 2:47:13 PM por Sodexo

 

Sustentabilidade_Alimentacao_e_Motivacao_Estarao_relacionadas

A alimentação é a base do nosso bem-estar e há cada vez mais essa consciência na sociedade, assim como a consciência do impacto que os nossos hábitos alimentares têm no ambiente. Para uma postura e crescimento mais sustentáveis, de pessoas e empresas, a alimentação não é um elemento secundário.

De forma clara podemos dizer que a preocupação com a sustentabilidade por motivos de princípio ou valor moral, influencia a forma como nos alimentamos, e que isso tem impacto na nossa motivação.

E uma empresa que mostre ir ao encontro desse tipo de preocupação vai “ganhar pontos” junto dos seus colaboradores, contribuindo para o bem-estar das pessoas e da empresa.

De acordo com o Relatório da Knorr sobre os 50 alimentos do futuro, podemos diversificar a nossa alimentação de forma sustentável e garantir equilíbrio nutricional necessário ao desempenho das nossas funções. Este é apenas um dos muitos relatórios e artigos escritos com o intuito de nos reeducar em termos alimentares.

Mas como “ganhar pontos” com sustentabilidade e alimentação?Mas como “ganhar pontos” com sustentabilidade e alimentação?

Há que admitir que, por preguiça ou falta de acesso a alimentos mais saudáveis, os snacks com base em açúcar e sal acabam por ser uma escolha fácil, mas que contribuem para a deterioração da nossa capacidade de raciocinar e de manter o ritmo de trabalho, prejudicando o nosso desempenho.

Sabemos que não se devem ‘saltar’ refeições, mas isso acontece. Sabemos igualmente que optar por alimentos mais saudáveis, mais saciantes são menos prejudiciais à nossa saúde, mas a rotina e os horários apertados dificultam escolhas acertadas.

Reconhecemos o pequeno almoço como a refeição mais importante do dia, mas não lhe damos a atenção devida.

É aqui que as empresas podem agir e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis junto dos seus colaboradores apoiando as suas escolhas. Esta pode ser uma boa combinação para uma melhor performance, maior motivação, logo maior produtividade coletiva.

Algumas dicas:

1. Respeitar os horários de refeições e os intervalos legalmente definidos
Permite que os colaboradores tomem as suas refeições nos horários devidos e os snacks necessários para manter os níveis de concentração necessários;

2. Privilegiar parceiros com soluções diversas
Incluir nos seus parceiros locais com opções vegetarianas ou vegans, com ofertas de pequenos almoços completos e equilibrados;

3. Oferecer snacks saudáveis em contexto laboral
Fruta fresca
Sumos naturais
Frutos secos

4. Mostrar preocupação em reduzir desperdício alimentar
ou reencaminhar alimentos não consumidos para instituições que os façam chegar a quem possa precisar;

5. Políticas de Informação sobre a importância de uma alimentação saudável
Parcerias com nutricionistas para desenvolvimento de workshops sobre a importância do pequeno almoço
Convidar chefs que apresentem soluções fáceis, saudáveis, diversificadas e práticas para preparar lancheiras para os almoços
Parcerias com quintas biológicas para fazerem entregas nos escritórios
Parcerias com quintas biológicas para ações de teambuilding (vindima, apanha de maçã, etc)

A criatividade é o limite.

 

Mas afinal de contas, qual o impacto da sustentabilidade e alimentação na produtividade?

Importa salientar que a alimentação afeta não só o bem-estar físico das pessoas, mas também o bem-estar emocional, e consequentemente o ambiente de trabalho e o nível de stress. Por sua vez, um ambiente de trabalho stressante influencia negativamente os nossos hábitos alimentares.

Neste sentido, a empresa deve assegurar que os horários sejam respeitados, caso contrário, os níveis de concentração e a capacidade de produzir ficam comprometidos. Além disso, quando a fome aperta, tendemos a escolher opções menos saudáveis.

E estes ciclos, quando perpetuados, são prejudiciais para as pessoas, para o ambiente de trabalho e para os resultados da empresa.

A sua empresa está atenta a estas prioridades e rotinas?

 

 

Tópicos: Viver Bem, Nutrição, Motivação

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios