sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

Reconhecimento como ferramenta de motivação individual – sim ou não?

Sep 24, 2019 12:59:08 PM por Sodexo

 

Reconhecimento-como-ferramenta-de-motivacao-individual

A motivação intrínseca difere de indivíduo para indivíduo. O desafio das empresas é responder às motivações intrínsecas, equilibrando com as motivações extrínsecas.

Herzberg identifica claramente os dois tipos de motivação que podem mover os indivíduos: as motivações que intrinsecamente impelem as pessoas em determinada direção, e as extrínsecas, resultantes do ambiente.

As motivações intrínsecas estão diretamente relacionadas com a natureza das tarefas e os conteúdos das funções. Enquanto que as motivações extrínsecas estão relacionadas com o ambiente de trabalho, os salários ou as condições para exercer a função.

 

Mudanças de paradigma nos Recursos Humanos

O equilíbrio entre as duas motivações é o desafio da Gestão de Recursos Humanos, sendo que o reconhecimento é identificado como uma das motivações intrínsecas mais importantes no desempenho dos colaboradores.

Sendo esse equilíbrio um desafio já considerável para as equipas de Gestão de Recursos Humanos, acresce o facto de a sociedade, a forma das empresas e das pessoas trabalharem estar em profunda mudança.

  •  

• O volume de colaboradores em regime de freelance ou de outsourcing é cada vez maior, não significando que não devam ser envolvidos na cultura organizacional para maior retenção.

• As gerações que se cruzam em ambiente laboral diferem bastante entre si quer em termos de prioridades e de benefícios/reconhecimento que valorizam.

• A relação com a tecnologia que cada geração tem não pode ser descurada pois os gadgets ou acessos a conteúdos/ferramentas online podem ser uma resposta fácil, mas pode ter o efeito oposto atendendo à geração dos colaboradores.

• Há que ter em conta também as diferenças culturais, principalmente quando o nosso ambiente profissional é multinacional/global.

• Ações de reconhecimento mais centradas nas pessoas e nas necessidades dos colaboradores são, também, uma tendência da evolução da sociedade no geral. São essas ações cujo impacto na motivação – e na produtividade - será maior.

 

Benefícios ou Reconhecimento

Algumas medidas de reconhecimento dos colaboradores podem ser consideradas benefícios ou incentivos oferecidos à partida como parte complementar do salário. Por exemplo, seguros de saúde, subsídio de refeição, programas de bem-estar e horários flexíveis são ferramentas que motivam e retêm talento, contribuindo para a satisfação e produtividade dos colaboradores.

Mas o reconhecimento dos bons resultados quantitativos ou qualitativos para as organizações, podem tomar outras formas. E, mais uma vez, as gerações e as culturas devem ser tidas em conta na atribuição desses reconhecimentos. Se os Baby Boomers preferem uma promoção ou um reconhecimento personalizado, os Millennials preferem uma apreciação tangível em forma de tecnologia e qualidade de vida. Isto mostra como o “dinheiro não é tudo”, e que as motivações diferem de pessoa para pessoa.

 

Reconhecimento: Sim ou Não?

De acordo com um estudo de 2018, da Sociedade para a Gestão de Recursos Humanos (SHRM), em parceria com a GloboForce, programas de reconhecimento fazem as pessoas sentir-se valorizadas, melhorando a experiência dos colaboradores na empresa. As relações entre os pares e ao longo das hierarquias, impactam de forma positiva a cultura organizacional e o envolvimento das pessoas nos objetivos das organizações, assim como na transmissão dos valores organizacionais.

Ao contribuir para um maior envolvimento dos colaboradores, aumenta-se a retenção e a produtividade, diminuindo-se o absentismo e a rotatividade.

Segundo Iain Thomson, Diretor de Incentivos e Reconhecimento da Sodexo Benefits and Rewards do Reino Unido, isso representa um aumento de 43% nas receitas.

 

Podemos concluir que as ações de reconhecimento do esforço dos colaboradores são, de facto, uma mais valia para a sua motivação e produtividade no dia-a-dia laboral.

 

 

Tópicos: Viver Bem, Motivação

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios