sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

Quer ser mais produtivo? Tire férias

Feb 15, 2019 5:04:40 PM por Sodexo

 

Quer ser mais produtivo? Tire férias

Nunca é demais relembrar a importância de fazer intervalos de descanso durante a rotina laboral (seja durante o dia ou durante o ano). Vários estudos têm vindo a confirmar isso, apresentando os vários benefícios biológicos, cognitivos, psicológicos, económicos e/ou sociais das férias.

Não tirar férias não o prejudica só a si, prejudica também a economia e a produtividade da sua empresa.

Importância de ter férias

Um estudo da U.S. Travel Association de 2014 afirma que mais de 40% dos norte-americanos não usufruía de todos os dias pagos a que tinha direito enquanto férias. Em média 3,2 dias ficavam por gozar totalizando cerca de 429 milhões de dias.

O mesmo estudo afirma que os gestores e chefias reconhecem a importância de tirar dias de férias: maior produtividade, maior motivação e integração no local de trabalho, maior retenção do talento e, obviamente, benefícios em termos de saúde.

Descansar e repor energias não é apenas um convite ao ócio, é um convite ao bem-estar dos colaboradores, à motivação e produtividade das equipas. O colaborador que é pressionado a deixar de usufruir dos seus períodos de descanso acaba por ser menos leal à empresa, logo, a rotatividade é maior nessas organizações. Não só se perde valor em talento, como se perde valor em tempo de formação e know-how que abandona a empresa. Perdas facilmente transformadas em valor monetário aos olhos dos Recursos Humanos.

Férias: Uma questão cultural e económica 

Mas não só nos EUA como em Portugal, usufruir do tempo livre pode ser mal interpretado. São questões culturais difíceis de contornar, porém está provado que esses intervalos balançam a nossa capacidade produtiva. Permitir que o cérebro saia da rotina fomenta a criatividade, possibilitar que o corpo relaxe permite ganhar energia para manter níveis de performance no dia-a-dia.

Em termos económicos importa que os indivíduos tenham tempo disponível para movimentar a economia. De que importa ter poder de compra se ele não circula na economia? Se as pessoas ativas tivessem um dia adicional de férias pagas resultaria em 73 biliões de euros gastos na economia (na economia norte-americana segundo o estudo acima mencionado), gerando um impacto positivo quer para organizações, quer para colaboradores. Fomenta não só a geração de lucro como promove o emprego.

Mas como todos os bons exemplos, também este deve vir das chefias. Uma chefia que nunca tira férias não é um bom exemplo. É transmitida a ideia errada às suas equipas sobre a importância de se afastar da função laboral. Fica implícito que trabalhar sem intervalos equivale a produtividade.

E na realidade, acontece o oposto, seremos tão mais produtivos e felizes no local de trabalho quanto mais tempo passarmos longe dele. Um estudo levado a cabo pela EY (empresa de auditoria norte-americana) revela que por cada 10 horas de férias, a produtividade aumenta 8%. 

Como fomentar o descanso na empresa

A rotina diária sobrecarrega o horário diário de qualquer indivíduo, pelo que criar condições para que ele possa reduzir os níveis de stress geram também condições para melhor discernimento na tomada de decisões, maior capacidade de gestão da pressão e de desempenho de tarefas.


MINDSET CONTRAPRODUTIVO


MINDSET PRÓ REPOSIÇÃO DA ENERGIA

- Penalizar quem faz fins de semana prolongados aproveitando feriados ou pontes.

- Beneficiar ou retribuir financeiramente quem fica com dias por gozar de férias.

- Dificultar a marcação de férias com demasiadas regras e condições.

- Compensar horas extra financeiramente (ainda que apenas verbalmente).

- Implementar o modelo de “usar ou perder” (os colaboradores são obrigados a usufruir dos seus dias de férias, caso contrário perdem os direitos associados)

- Compensar resultados atingidos com horas fora do escritório, com programas de bem-estar ou experiências extraempresa.

- Facilitar a marcação de férias, desburocratizando o processo.

 

Férias no estrangeiro

Enfatizamos o facto de a produtividade e a motivação estarem diretamente associados a viagens ao estrangeiro. Sair do país, conhecer outra cultura e interagir com diferenças sociais está diretamente ligado ao superior rendimento dos colaboradores em termos de criatividade (resolução de problemas, facilidade de associação e geração de ideias), adaptação de diferentes ideias aplicadas ao meio laboral.

Férias = Motivação, Criatividade, Maior retenção

Com estes investimentos e mudanças de paradigma podemos melhorar a qualidade de vida dos nossos colaboradores, com isso melhorar a performance das equipas e produtividade da empresa. Torna-se redundante enfatizar a importância das pessoas, mas sem o seu bem-estar é impossível garantir o funcionamento das equipas em prol do sucesso das organizações. Além de que uma empresa com colaboradores descansados, mais relaxados pode tirar partido de maior criatividade. Estarão mais envolvidos no sucesso da empresa contribuindo de forma mais positiva para a performance financeira dos projetos em que estiverem envolvidos.

 

Tópicos: Viver Bem, Motivação

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios