A Sodexo tem na alimentação a sua prioridade, sendo já o maior empregador mundial privado de dietistas e nutricionistas, dedicando 98% do seu espaço digital a educar e informar sobre como adotar melhores hábitos alimentares, dentro e fora do local de trabalho. Deixamos aqui algumas dicas e ainda 7 sugestões fáceis de preparar para levar para o trabalho e resistir às tentações.
Importa relembrar que a expressão “somos o que comemos” é uma verdade incontornável e está diretamente ligada à na nossa motivação para mudar hábitos e adotar uma alimentação mais equilibrada e saudável. Não iremos enumerar as centenas de estudos que comprovam problemas de saúde fruto de uma alimentação debilitada e desequilibrada. O nosso propósito é um tom mais positivo orientado para tentar responder às seguintes perguntas: Vamos comer melhor? Vamos motivar os que nos rodeiam a seguir o exemplo? Vamos promover melhores hábitos alimentares no ambiente de trabalho?
Bom, colocadas as questões vamos lá apresentar algumas ideias.
As marmitas
Quando a empresa não oferece espaço integrado de refeições com catering (de qualidade), geralmente optar por comer fora é a norma. Mas nos últimos anos tem-se assistido ao regresso da ‘marmita’. Preparar as refeições em casa ou recorrer às várias ofertas de encomenda de refeições entregues diretamente no local de trabalho como A Marmita e a EatTasty, tem sido uma opção cada vez mais frequente.
Isto permite escolher refeições mais equilibradas (assumindo que a refeição preparada é saudável 😊). Por outro lado, ao preparar ou encomendar atempadamente as várias refeições, anula-se a preocupação diária sobre a alimentação. A médio prazo, economiza-se tempo, dinheiro e saúde.
Como manter bons hábitos alimentares quando se trabalha por turnos
Enganar os ciclos circadianos gera normalmente apetites desregulados e problemas com o sono. Normalmente, estes apetites apontam no sentido dos açúcares e das gorduras e contribuem a médio e longo prazo para o aumento de peso e fadiga permanente, entre outros problemas de saúde.
O conselho mais importante é garantir que não se inicia o período laboral com fome ou pouco saciado. A principal refeição deve ser feita antes do período que vai consumir mais energia.
De resto, todos os conselhos são idênticos:
1. Levar snacks saudáveis para o trabalho evitando os alimentos processados
2. Comer regularmente (se possível) e devagar
3. Moderar os estimulantes (cafeína e teína, isto é, café e chá preto)
3.Tomar uma refeição ligeira antes de adormecer – estômago demasiado cheio ou sensação de fome prejudicam o processo de adormecer e a qualidade do sono.
4. Promover a prática de exercício físico nos tempos livres. Trabalhar por turnos está associado a elevados níveis de stress e o exercício é um bom aliado para colmatar isso.
As pausas no trabalho
As pausas são muito importantes, em termos de concentração, de bem-estar físico e emocional. Mas não só. Permitem-nos ter tempo para os lanches entre as refeições principais evitando ingerir aquele bolo que nos apetece tanto em frente ao computador.
Mas as pausas aplicam-se também à vida e à rotina quotidiana, tão agressiva e exigente nos dias que correm. Ter o momento de exercício físico ajuda a reestabelecer o organismo e, com isso, controlar o apetite.
Os snacks saudáveis
Algumas ideias para snacks saudáveis, sejam eles mais ou menos doces, para os amantes de salgados ou para os gulosos.
1. Tostas integrais com maçã e tomate cherry
2. Granola caseira
Há receitas diversas de granola rapidamente feita em casa na frigideira ou no forno, só precisa de aveia, canela, frutos secos e mel. Mas é a criatividade que dita o limite.
3. Frutos secos com sumo natural (sem açúcar!)
4. Pão de banana ou bolo de alfarroba com mel
Consegue, com relativa facilidade, encontrar estes produtos à venda ou pesquisar receitas simples para fazer em casa. Se fizer em quantidade suficiente e se otimizar espaço de forno e ingredientes opte por, em poucos minutos, fazer os lanches da semana inteira.
5. Ovo cozido (ou mexido) com tostas de arroz.
Sim, o ovo é um alimento completo e saciante. E pode ser acompanhado de legumes em palitos, tostas ou fruta.
6. Paté de abacate com palitos de cenoura
Parece complicado, mas não é. Esmague (ou pique) o abacate e tempere com sal e pimenta preta. Coloque num recipiente para levar. Corte uma cenoura em palitos e coloque num recipiente. Não se esqueça deles em casa e delicie-se.
7. Sopa fria
A sopa não tem de ser apenas ao almoço ou jantar. Tem legumes preferidos? Como a beterraba ou a abóbora? Coza-os em água e sal (e para os apreciadores adicione uma pitada de pimenta preta).
Triture tudo e coloque no frigorifico. Pode inclusive deixar preparado para o dia seguinte em garrafas ou recipientes de vidro e é só beber quando a fome a meio da manhã ou da tarde apertar. Pense nestas “sopas” como aperitivos saudáveis 😊. Acompanhe com tostas integrais.
Se tiver outras dicas, partilhe connosco! Não dispensamos uma boa troca de ideias.