sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

Melhorar a alimentação no trabalho? É possível.

Mar 4, 2020 4:58:32 PM por Sodexo

 

9_Melhorar-a-alimentacao-no-trabalho-E-possivel_040320

A Sodexo tem na alimentação a sua prioridade, sendo já o maior empregador mundial privado de dietistas e nutricionistas, dedicando 98% do seu espaço digital a educar e informar sobre como adotar melhores hábitos alimentares, dentro e fora do local de trabalho. Deixamos aqui algumas dicas e ainda 7 sugestões fáceis de preparar para levar para o trabalho e resistir às tentações.

Importa relembrar que a expressão “somos o que comemos” é uma verdade incontornável e está diretamente ligada à na nossa motivação para mudar hábitos e adotar uma alimentação mais equilibrada e saudável. Não iremos enumerar as centenas de estudos que comprovam problemas de saúde fruto de uma alimentação debilitada e desequilibrada. O nosso propósito é um tom mais positivo orientado para tentar responder às seguintes perguntas: Vamos comer melhor? Vamos motivar os que nos rodeiam a seguir o exemplo? Vamos promover melhores hábitos alimentares no ambiente de trabalho?

Bom, colocadas as questões vamos lá apresentar algumas ideias.

 

As marmitas

Quando a empresa não oferece espaço integrado de refeições com catering (de qualidade), geralmente optar por comer fora é a norma. Mas nos últimos anos tem-se assistido ao regresso da ‘marmita’. Preparar as refeições em casa ou recorrer às várias ofertas de encomenda de refeições entregues diretamente no local de trabalho como A Marmita e a EatTasty, tem sido uma opção cada vez mais frequente.

Isto permite escolher refeições mais equilibradas (assumindo que a refeição preparada é saudável 😊). Por outro lado, ao preparar ou encomendar atempadamente as várias refeições, anula-se a preocupação diária sobre a alimentação. A médio prazo, economiza-se tempo, dinheiro e saúde.

 

Como manter bons hábitos alimentares quando se trabalha por turnos

Enganar os ciclos circadianos gera normalmente apetites desregulados e problemas com o sono. Normalmente, estes apetites apontam no sentido dos açúcares e das gorduras e contribuem a médio e longo prazo para o aumento de peso e fadiga permanente, entre outros problemas de saúde.

O conselho mais importante é garantir que não se inicia o período laboral com fome ou pouco saciado. A principal refeição deve ser feita antes do período que vai consumir mais energia.

De resto, todos os conselhos são idênticos:
1. Levar snacks saudáveis para o trabalho evitando os alimentos processados
2. Comer regularmente (se possível) e devagar
3. Moderar os estimulantes (cafeína e teína, isto é, café e chá preto)
3.Tomar uma refeição ligeira antes de adormecer – estômago demasiado cheio ou sensação de fome prejudicam o processo de adormecer e a qualidade do sono.
4. Promover a prática de exercício físico nos tempos livres. Trabalhar por turnos está associado a elevados níveis de stress e o exercício é um bom aliado para colmatar isso.

 

As pausas no trabalho

As pausas são muito importantes, em termos de concentração, de bem-estar físico e emocional. Mas não só. Permitem-nos ter tempo para os lanches entre as refeições principais evitando ingerir aquele bolo que nos apetece tanto em frente ao computador.

Mas as pausas aplicam-se também à vida e à rotina quotidiana, tão agressiva e exigente nos dias que correm. Ter o momento de exercício físico ajuda a reestabelecer o organismo e, com isso, controlar o apetite.

 

Os snacks saudáveis

Algumas ideias para snacks saudáveis, sejam eles mais ou menos doces, para os amantes de salgados ou para os gulosos.

1. Tostas integrais com maçã e tomate cherry
2. Granola caseira
Há receitas diversas de granola rapidamente feita em casa na frigideira ou no forno, só precisa de aveia, canela, frutos secos e mel. Mas é a criatividade que dita o limite.
3. Frutos secos com sumo natural (sem açúcar!)
4. Pão de banana ou bolo de alfarroba com mel
Consegue, com relativa facilidade, encontrar estes produtos à venda ou pesquisar receitas simples para fazer em casa. Se fizer em quantidade suficiente e se otimizar espaço de forno e ingredientes opte por, em poucos minutos, fazer os lanches da semana inteira.
5. Ovo cozido (ou mexido) com tostas de arroz.
Sim, o ovo é um alimento completo e saciante. E pode ser acompanhado de legumes em palitos, tostas ou fruta.
6. Paté de abacate com palitos de cenoura
Parece complicado, mas não é. Esmague (ou pique) o abacate e tempere com sal e pimenta preta. Coloque num recipiente para levar. Corte uma cenoura em palitos e coloque num recipiente. Não se esqueça deles em casa e delicie-se.
7. Sopa fria
A sopa não tem de ser apenas ao almoço ou jantar. Tem legumes preferidos? Como a beterraba ou a abóbora? Coza-os em água e sal (e para os apreciadores adicione uma pitada de pimenta preta).
Triture tudo e coloque no frigorifico. Pode inclusive deixar preparado para o dia seguinte em garrafas ou recipientes de vidro e é só beber quando a fome a meio da manhã ou da tarde apertar. Pense nestas “sopas” como aperitivos saudáveis 😊. Acompanhe com tostas integrais.

 

Se tiver outras dicas, partilhe connosco! Não dispensamos uma boa troca de ideias.

 

 

Tópicos: Viver Bem, Nutrição

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios