O stress é um dos nossos maiores inimigos enquanto seres humanos da era moderna. O stress influencia a produtividade, o bem-estar, a saúde física e mental e, por isso, um dos desafios das empresas do século XXI é manter os colaboradores felizes no local de trabalho.
Enquanto colaboradores de estruturas exigentes e responsáveis pelo sucesso de equipas num ambiente altamente competitivo, o stress acompanha-nos diariamente. Este é dos maiores problemas dos ambientes de trabalho atuais, com repercussões nos resultados das organizações pois afeta diretamente a produtividade de cada um de nós.
Mas como podem as empresas reduzi-lo, fomentando a satisfação, felicidade e produtividade dos colaboradores?
Há já algumas empresas que, paralelamente ao departamento de Recursos Humanos, investiram num departamento de Felicidade cujo objetivo é precisamente aferir os níveis de qualidade de vida das suas equipas e como promover esse sentimento entre todos os envolvidos.
Face a este estudo Norte-Americano de 2017, 51% dos adultos empregados dizem estar à procura de um novo emprego ou de melhores condições. Na faixa millennial, 60% estão à procura ativamente de um novo emprego. Já pensou que entre estes, podem estar os seus melhores colaboradores?
Mantê-los felizes e satisfeitos é uma das ações mais efetivas para continuar a contar com eles sua empresa, otimizando o seu investimento em formação e benefícios.
Saiba mais com este segmento de entrevista sobre como promover a felicidade (por Jenn Lim, CEO e co-fundadora da Delivering Happiness).
O que é a Gestão da Felicidade e como pode promover o bem-estar dos colaboradores?
Nada mais do que priorizar o bem-estar e felicidade dos colaboradores no seu local de trabalho como parte integrante da cultura organizacional. Isto repercute-se principalmente no aliviar do stress, no ambiente de trabalho e no equilíbrio da vida profissional e pessoal. Permitir que o colaborador se concentre em si e na sua tarefa de forma positiva tem efeitos na experiência do cliente/consumidor, e isto é válido para B2B ou B2C.
Garantir que o modelo de negócio integra os objetivos comuns e gerais da equipa é uma das principais motivações dos colaboradores e o que os leva a manter a sua prestação.
Exemplo da implementação junto dos colaboradores.
Após análise dos valores da empresa, sugerimos ações que efetivem e concretizem essa informação, além da sua enunciação. Se um dos valores da empresa é a transparência, será importante que esse valor possa ser experienciado diariamente, transformando-o num hábito e numa prática quotidiana.
Como fazer com que os colaboradores se sintam integrados e ouvidos?
A mudança da cultura organizacional deve prever isso. Garantir que existem canais de comunicação para que os colaboradores possam dar o seu feedback e que esse feedback é ouvido, ajuda a implementar melhorias em várias áreas. A escuta ativa pode manifestar-se através de questionários ou conversas no dia a dia.
A felicidade e bem-estar dos colaboradores é relevante em todos os negócios, independentemente da dimensão, setor ou país?
Felicidade e bem-estar são relevantes para todas as empresas, já que ambos afetam a produtividade diretamente.