sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

A importância da felicidade dos colaboradores

Feb 15, 2019 7:31:52 PM por Sodexo

 

18-A-importancia-da-felicidade-dos-colaboradores

O stress é um dos nossos maiores inimigos enquanto seres humanos da era moderna. O stress influencia a produtividade, o bem-estar, a saúde física e mental e, por isso, um dos desafios das empresas do século XXI é manter os colaboradores felizes no local de trabalho.

Enquanto colaboradores de estruturas exigentes e responsáveis pelo sucesso de equipas num ambiente altamente competitivo, o stress acompanha-nos diariamente. Este é dos maiores problemas dos ambientes de trabalho atuais, com repercussões nos resultados das organizações pois afeta diretamente a produtividade de cada um de nós.

Mas como podem as empresas reduzi-lo, fomentando a satisfação, felicidade e produtividade dos colaboradores?

Há já algumas empresas que, paralelamente ao departamento de Recursos Humanos, investiram num departamento de Felicidade cujo objetivo é precisamente aferir os níveis de qualidade de vida das suas equipas e como promover esse sentimento entre todos os envolvidos.

Face a este estudo Norte-Americano de 2017, 51% dos adultos empregados dizem estar à procura de um novo emprego ou de melhores condições. Na faixa millennial, 60% estão à procura ativamente de um novo emprego. Já pensou que entre estes, podem estar os seus melhores colaboradores?

Mantê-los felizes e satisfeitos é uma das ações mais efetivas para continuar a contar com eles sua empresa, otimizando o seu investimento em formação e benefícios.

Saiba mais com este segmento de entrevista sobre como promover a felicidade (por Jenn Lim, CEO e co-fundadora da Delivering Happiness).

 

O que é a Gestão da Felicidade e como pode promover o bem-estar dos colaboradores?

Nada mais do que priorizar o bem-estar e felicidade dos colaboradores no seu local de trabalho como parte integrante da cultura organizacional. Isto repercute-se principalmente no aliviar do stress, no ambiente de trabalho e no equilíbrio da vida profissional e pessoal. Permitir que o colaborador se concentre em si e na sua tarefa de forma positiva tem efeitos na experiência do cliente/consumidor, e isto é válido para B2B ou B2C.

Garantir que o modelo de negócio integra os objetivos comuns e gerais da equipa é uma das principais motivações dos colaboradores e o que os leva a manter a sua prestação.

 

Exemplo da implementação junto dos colaboradores.

Após análise dos valores da empresa, sugerimos ações que efetivem e concretizem essa informação, além da sua enunciação. Se um dos valores da empresa é a transparência, será importante que esse valor possa ser experienciado diariamente, transformando-o num hábito e numa prática quotidiana.

 

Como fazer com que os colaboradores se sintam integrados e ouvidos?

A mudança da cultura organizacional deve prever isso. Garantir que existem canais de comunicação para que os colaboradores possam dar o seu feedback e que esse feedback é ouvido, ajuda a implementar melhorias em várias áreas. A escuta ativa pode manifestar-se através de questionários ou conversas no dia a dia.

 

A felicidade e bem-estar dos colaboradores é relevante em todos os negócios, independentemente da dimensão, setor ou país?

Felicidade e bem-estar são relevantes para todas as empresas, já que ambos afetam a produtividade diretamente.

 

 

Tópicos: Viver Bem

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios