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Qualidade de Vida nas Empresas

Dormir Melhor para Maior Produtividade

Feb 15, 2019 5:35:36 PM por Sodexo

 

Dormir Melhor para Maior Produtividade

Estar demasiado cansado para trabalhar é comum na população ativa. Mas tal não se devia verificar, a menos que existam razões como uma criança em idade de sono fracionado. Dorme bem? Descansa o suficiente? São questões que se coloca durante o dia, mas acaba por não tomar medidas? Deixamos aqui algumas.

Utilizar a falta de sono como uma medalha de honra, ficar horas após horário de expediente ainda que a carga de trabalho não o justifique é uma questão cultural e está a privar-nos de dormir.

Por outro lado, para dormir as 8 horas recomendadas, as 16horas que sobram não são suficientes para as tarefas familiares, domésticas, sociais. Pelo que a solução passa por cortar nas horas de sono.

Mas essa falta de sono repercute-se na nossa capacidade de decisão e de liderança, no mood das equipas e nos resultados da empresa.

Horas de sono insuficientes e fadiga levam à falta de espírito crítico, falta de autocontrolo e criatividade limitada. A privação de sono ao nível das chefias, gera um comportamento mais temperamental, negativo e até abusivo (estudo levado a cabo por Cristiano L.Guarana e Christopher M.Barnes, veja aqui). E isso afeta a performance dos seus colaboradores, e consequentemente da empresa.

Vários estudos mostram que tendencialmente as chefias não dormem o suficiente. Os mesmos estudos mostram que a negação é um claro sintoma de privação de sono, pois quem corta nas horas de sono, na ilusão de que produziu mais ou que aproveitou mais tempo, não tem noção dos efeitos nefastos que essa falta de sono tem em si e nos que o rodeiam. Seja através do prejuízo da sua capacidade de executar determinada tarefa, na sua capacidade de decisão, de liderança ou de relação com os outros. Se a consequência for a desmotivação de uma equipa, os resultados do líder/chefia não dormir o suficiente serão bem visíveis.

Algumas recomendações para melhorar o seu sono estão na base das recomendações infantis:
- Manter uma rotina nas horas de deitar e de acordar.
- Iniciar o processo de adormecer com a redução de luz.
- Não executar tarefas nos ecrãs (não ver televisão, não ver as redes sociais no telemóvel, não jogar no tablet, etc) 1 a 2 horas antes de adormecer.
- Realizar ações que relaxem corpo e mente, como meditação, mindfullness, ler um livro de cariz lúdico, etc.
- Não executar tarefas cognitivamente exigentes no período imediatamente anterior ao adormecer.
- Reduzir o consumo de determinadas substâncias ao longo do dia para facilitar o processo de adormecer (não beber café até 7 horas antes da hora de deitar, não beber álcool até 3 horas antes de adormecer).

É muito importante reduzir a atividade no telemóvel, pois as características do ecrã impedem a produção de melatonina, imprescindível no processo de adormecer, podendo causar insónias e sono menos restabelecedor. É tentador reduzir as horas de sono, alargando as horas de trabalho, principalmente numa sociedade que tanto tenta implementar o teletrabalho e a flexibilidade.

Porém, tenha em consideração que a qualidade do trabalho também diminui, transformando a sua produtividade numa ilusão.

Faça um diário do seu sono e das suas rotinas e perceberá o que poderá alterar para melhorar o seu sono e a sua performance no dia seguinte.

Se tiver oportunidade e necessidade, uma sesta pode ajudar ao processo cognitivo para o que resta do dia, melhorando também a sua disposição. Principalmente nos dias em que tem tarefas rotineiras e monótonas ao computador, pode ser importante descansar um pouco a meio do dia.

Uma sesta de 8 minutos (equivalendo a um intervalo de 20 minutos) pode fazer milagres pelos seus níveis de atenção durante o dia.

De salientar que uma alimentação equilibrada, evitando refeições pesadas ao final do dia e picos de glicémia durante o dia ajudam à função equilibrada do cérebro, facilitando o processo de adormecer.

A prática de exercício físico (não imediatamente antes da hora de adormecer) ajuda a melhorar o seu estado de saúde geral, eliminando tensões geradas por más posturas e stress, por exemplo.

Recordamos que a memória também melhora com a qualidade de sono, logo, a sua capacidade de raciocínio e de interação também sofrem melhorias. Enfatizamos a questão da melhoria da interação com o outro pois melhorar os seus relacionamentos também é um bom relaxante.

O que pode a sua empresa fazer para ajudar os seus colaboradores a dormir melhor?
1.
Promover programas de bem-estar para atenuar os efeitos do stress e melhorar posturas, melhora a pré-disposição geral dos indivíduos, contribuindo para uma melhor qualidade de sono.
2. Consciencializar para a importância duma alimentação equilibrada, sinalizando erros alimentares e soluções para os atenuar.
3. Enfatizar, através da cultura organizacional, a importância dos intervalos durante o dia. Não só evita erros, como promove o raciocínio e a criatividade para alcançar resultados.
4. Organizar espaços ou angariar parcerias que promovam a prática de exercício físico.
5. Oferecer flexibilidade no trabalho, permitindo que os colaboradores possam regular os seus horários e trabalhar a partir de casa à hora que forem mais produtivos.
6. Garantir que o escritório tem muita luz natural para atenuar os efeitos da luz artificial e dos ecrãs no bem-estar geral dos colaboradores.
7. Assegurar a alocação de espaço para os colaboradores utilizarem para um curto descanso durante o dia.

Dormir as 8 horas recomendadas deve ser uma prioridade igual às tarefas que tem na agenda para hoje ainda. Mais do que a sua produtividade, está em causa a sua saúde, pois a falta de sono está associada ao surgimento de algumas doenças do foro cognitivo.

Mas é também prioridade das organizações promover nos colaboradores a preocupação com o seu descanso efetivo.

 

Tópicos: Viver Bem

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Publicado por: Sodexo

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