sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

Como ser criativo e relevante no reconhecimento dos seus colaboradores?

Oct 7, 2019 10:53:28 AM por Sodexo

 

Como ser criativo e relevante no reconhecimento dos seus colaboradores

O dinheiro não é tudo, principalmente com as novas gerações a entrar no mercado de trabalho, que não compram casas, que optam por se deslocar de bicicleta, que valorizam viajar e procuram um estilo de vida mais sustentável. Como reconhecer, então, o empenho de todos os perfis de colaborador?

Já mencionámos num artigo anterior que a aplicação de medidas de valorização do esforço dos colaboradores tem um impacto bastante importante na performance e produtividade. E o estudo Glassdoor Q3 2015 mostra que quatro em cada cinco colaboradores prefeririam outro tipo de benefícios a um “simples” aumento salarial.
Este mesmo estudo enumera alguns exemplos:

1. Seguro de Saúde
2. Férias pagas
3. Baixas por doença pagas
4. Bónus face aos resultados apresentados
5. Planos de Reforma
6. Horários flexíveis e/ou trabalhar a partir de casa
7. Incentivos relacionados com o escritório (oferta de almoço, dresscode mais leve)
8. Formação em contexto laboral
9. Permitir que os colaboradores tenham a autonomia e papéis de liderança em projetos
10. Reembolso de propinas
11. Benefícios extrassalariais como Subsídio de Refeição, Creche ou Educação.
12. Programas de bem-estar ou descontos em ginásios
13. Licença de maternidade alargada e paga
14. Facilidade de transporte (ex: Shuttle da empresa ou subsídio de transporte)

Estes programas de incentivo devem ter em conta as reais necessidades dos colaboradores e devem, inclusive, ser personalizados, ou seja, centrar-se nas pessoas. É inegável que um junior de uma determinada função terá motivações diferentes das de um senior nessa mesma função.

Mesmo a nível geracional, as ambições podem ser diferentes. E se um prefere o reembolso do investimento em educação, o seu colega pode preferir viajar.

Esta liberdade de escolha dos benefícios é um incentivo em si mesmo, pois a adaptabilidade e flexibilidade das empresas em prol da qualidade de vida e felicidade dos colaboradores resulta diretamente na sua motivação, logo, na melhoria da sua performance e retenção.

De salientar que estas ações acabam por atrair talento de qualidade superior, o que também impacta a produtividade.

 

Não esquecer o factor humano nas organizações

O fator humano continua a ser o mais importante, ou talvez, tenha voltado a ser o mais importante. Todas as revoluções tecnológicas e industriais só mostram como o contacto e o relacionamento humanos nos motiva. Ter o reconhecimento direto das chefias com elogios ou pequenos gestos diários de encorajamento ainda é o maior motivador em contexto laboral.

Qualquer estratégia de Gestão de Recursos Humanos tem desafios e, as estratégias people-centered (centradas nas pessoas) devem resultar de uma cultura organizacional orientada para este sentido, caso contrário, o resultado pode não ser o planeado em termos de motivação e performance.

Arriscamos a dizer que a genuinidade do fator humano tem um papel muito importante na Gestão dos Recursos Humanos e no sucesso das empresas.

 

Tópicos: Benefícios, Motivação

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios