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Qualidade de Vida nas Empresas

Como fomentar a motivação no trabalho?

Feb 14, 2019 5:50:10 PM por Sodexo

 

Como fomentar a motivação no trabalho?

A motivação das equipas pode não estar diretamente relacionada com as tarefas que desempenham profissionalmente ou com benefícios financeiros. Além disso, os elementos motivadores de cada indivíduo ou equipa podem ser bastante distintos. Deixamos aqui algumas sugestões de ações.

As ações para motivar pessoas podem ser de diferentes naturezas. É dado adquirido que valores monetários é uma das formas com menor impacto na motivação dos colaboradores, por isso, compete às chefias implementar estratégias de conhecimento das suas equipas para conseguir motivá-las de forma eficiente.

A motivação pode partir de iniciativas direta ou indiretamente relacionadas com as tarefas que desempenham profissionalmente. Existem muitas condicionantes a dificultar o processo de motivação. Se, por um lado, os elementos motivadores de cada indivíduo podem ser bastante distintos, por outro, as equipas têm a sua própria dinâmica pelo que as estratégias devem ter em conta as especificidades do grupo.
Porém, ficam algumas SUGESTÕES DE AÇÕES DE MOTIVAÇÃO BEM-SUCEDIDAS levadas a cabo por empresas em diversos ramos de atividade.

1. Nomeação de um Gestor de Felicidade, cuja responsabilidade é exatamente garantir a motivação interna e o bom ambiente de trabalho.

2. Promover a criatividade. Algumas empresas permitem que uma percentagem do tempo de trabalho dos colaboradores possa ser alocada a projetos de melhoria de processos internos ou de inovações a sugerir pelos colaboradores.

3. Dar aos colaboradores tempo para investirem em si e em projetos seus disponibilizando recursos da empresa para maximizarem resultados. Manter o interesse em hobbies e apoiar essa atividade de lazer é uma forma de manter a produtividade e a motivação. Exemplo: se o seu colaborador tem uma banda de garagem, disponibilize um espaço para ensaios.

4. Permitir que os colaboradores sejam CEO’s dos seus próprios projetos dentro das empresas, sendo responsabilizados pela sua coordenação e desenvolvimento. Esta abertura por parte das chefias está diretamente ligada à participação e envolvimento dos colaboradores nas atividades da empresa, permitindo que estes partilhem propostas e ideias, sendo depois responsáveis pela sua implementação. Esta é uma forma efetiva de dar um voto de confiança e realçar a importância do indivíduo na organização.

5. Disponibilização de sessões de yoga, meditação, ginástica laboral para aliviar o stress e promover o bem-estar. O investimento financeiro necessário é reduzido embora o impacto sobre a motivação dos colaboradores seja muito relevante. Mas, ainda que não haja um investimento financeiro direto por parte da empresa, a flexibilidade de horários e a disponibilização de espaço para que estas sessões possam ser frequentadas – realisticamente - pelos colaboradores são duas ferramentas úteis na motivação dos colaboradores.

6. Dia de trazer a família para o trabalho. Algumas empresas implementam à 6ªf o Dia da Família e é permitido que os colaboradores levem os seus filhos para o local de trabalho. Envolver a família, mostrando o seu local de trabalho, responsabilidades e ambiente profissional é motivo de orgulho e motivação.

7. Realçar a importância das conquistas pessoais e dos eventos especiais como casamentos ou a entrada na universidade dos filhos dos colaboradores mostra quão importante é esse colaborador e a sua felicidade para a empresa. Porém, este tipo de ações só tem verdadeiramente impacto caso existam políticas em prol do equilíbrio da vida pessoal e profissional na empresa.

8. Plano de formação que reflita o investimento da empresa no crescimento e performance individuais. Mais do que saber-fazer, os colaboradores sentem-se motivados por ações de formação que incidem em soft skills. Por exemplo: formação de liderança, comunicação ou gestão. NOTA: formações de longa duração podem ter efeito contrário pois implicam um grande investimento de tempo e esforço logístico para que os colaboradores as possam frequentar.

9. Comunicação. Comunicar resultados e metas atingidas pela empresa é uma excelente forma de mostrar como cada um dos seus elementos é fundamental ao desempenho da atividade corporativa. Por outro lado, caso os números não sejam os melhores, ser transparente e mostrar como esperam contornar a situação pode ser muito motivante. Mas os níveis de motivação podem ser ainda mais elevados caso haja espaço para que os colaboradores possam participar na procura de soluções.

A motivação em contexto corporativo tem sido alvo de estudo há décadas, pelo que existem várias correntes, opiniões e experiências que podem ajudar à identificação de estratégias vantajosas para as equipas em questão. Salientamos que a motivação está diretamente ligada ao envolvimento, participação e valorização das pessoas.

Já foi mencionado noutros conteúdos veiculados pela Sodexo, mas nunca é demais relembrar que caso as ações em prol do bem-estar, flexibilidade e valorização do equilíbrio da vida pessoal com a profissional resultem em algum tipo de pressão por superiores ou pares, as iniciativas não terão o impacto desejado. Podem, inclusive, provocar o efeito oposto e com isso gerar um clima de desconfiança e de descomprometimento para com a empresa. Ser transparente é um conselho que posse ser útil em muitas situações e para todos os níveis de hierarquia.

Tópicos: Viver Bem, Motivação

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Publicado por: Sodexo

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