sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

Bem-estar, wellbeing – como combater o Stress no trabalho?

Sep 11, 2019 6:02:10 PM por Sodexo

 

Bem-estar - wellbeing – como combater o stress no trabalho

A pressão diária na vida profissional já não é notícia e inclusive a OMS (Organização Mundial de Saúde) já reconheceu o Burnout (estado de esgotamento físico e mental causado pelo exercício de uma atividade profissional) como doença profissional. Mas como combater esse estado de stress profissional?

Parece que a nossa vida profissional é cada vez mais exigente, na busca de resultados, na resposta às sucessivas crises económicas e financeiras, na adaptação constante a novas tecnologias e nas novas formas de saber-fazer.

É frequentemente constatado que essa exigência permanente tem impacto negativo na produtividade, na qualidade dos resultados e na saúde das pessoas. Também foi observado, em diversos estudos que colaboradores felizes são mais produtivos. Face a isto, é urgente tomar medidas para combater – ou reduzir - os elevados níveis de stress a que todos estamos sujeitos.

 

Mas como promover o bem-estar no trabalho?

 

“WELLBEING COMES FROM ONE PLACE, AND ONE PLACE ONLY — A POSITIVE CULTURE.”
Esta citação foi retirada do artigo...da
Harvard Business Review pois resume a principal mensagem da necessidade de investir na felicidade das equipas, de todos os níveis hierárquicos.

Uma cultura positiva, que se preocupa verdadeiramente com os seus colaboradores, será a solução para combater o stress no trabalho, consequente burnout e os custos associados com absentismo e seguros de saúde.

 

 

Compensação Monetária.  E depois?

Claramente, a compensação monetária não é o primeiro fator de  motivação nem o mais duradouro. É necessário olhar de forma sincera para as necessidades das pessoas.

- Horários flexíveis
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
- Medidas de reconhecimento
- Ações de formação para enriquecimento profissional e pessoal

Estas são algumas das medidas que podem transmitir essa preocupação com as pessoas. Porém, a sua aplicação de forma mecânica ou obrigatória podem ter o efeito contrário e dificultar a tarefa de quem gere as iniciativas para reduzir o stress no trabalho.

 

Um ambiente mais descontraído e saudável pode ser o passo para maior felicidade, maior motivação, logo menor stress. E isso pode ser traduzido em disponibilizar café e fruta aos colaboradores, promover eventos de teambuilding ou momentos de relaxamento durante o trabalho.

- Convidar um(a) massagista para uma sessão de 10 minutos de relaxamento a cada um dos colaboradores
- Promover uma boa alimentação, ensinando os colaboradores a comer melhor num workshop de nutrição

São ações que mostram o quanto a empresa se preocupa com o seu bem-estar. Porém, estas medidas requerem continuidade e consistência para, a médio prazo, serem reconhecidas como cultura empresarial, ou não terão o efeito pretendido.

Uma cultura empresarial positiva foca-se nas pessoas, acredita em valores de equipa e de equilíbrio. A implementação de uma cultura organizacional positiva requer tempo – verdade -, e tempo é dinheiro. Mas se a produtividade e a motivação forem beneficiadas em detrimento do stress e do absentismo, o ROI do Capital Humano será evidentemente elevado.

 

Tópicos: Viver Bem, Motivação

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios