sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

Boas práticas para trabalhar Criatividade em contexto Organizacional

Feb 15, 2019 7:20:17 PM por Sodexo

 

Boas práticas para trabalhar Criatividade em contexto Organizacional

Com a competição crescente entre empresas e o surgimento de startups e projetos interessantes com financiamento avultado, as tentações para os melhores recursos humanos nunca foram tão fortes e apetecíveis. O desafio de manter os colaboradores motivados e empenhados é cada vez mais difícil de atingir. O segredo pode estar na criatividade.

Como fomentar a criatividade e a resolução de problemas internamente de forma a manter os melhores recursos - com mais talento – na empresa?

É importante aceitar o pensamento divergente. Para isso, a liderança tem de ser compatível com os novos valores evitando bloquear processos criativos ou anular espaço de discussão e, consequentemente, de inovação.

Flexibilidade e originalidade nas soluções podem tornar-se mais valias na atividade da empresa poupando recursos e otimizando os existentes. Estas propostas de valor surgem da motivação intrínseca e genuína dos colaboradores. É vital para o sucesso da empresa valorizar permanentemente esse pensamento e empenho.

Dicas para fomentar a criatividade (ou reconhecer o Pensamento Criativo) 

1. Aceitar o desconforto. Por vezes o confronto de ideias é desconfortável, mas é preciso aceitá-lo com naturalidade, fomentando-o nas equipas.

2. Pesquisar e estar preparado. Adquirir o máximo de informação possível sobre o problema a resolver. Nem todos os colaboradores estarão dispostos a sair da sua zona de conforto e adquirir novo conhecimento ou admitir que precisam de mais informação. Porem, insistir em novas formas de cooperar pode levar à desmotivação. É preciso conhecer as equipas e adaptar a estratégia.

3. Permitir que a mente vagueie e explore. Limitar a criatividade é contraproducente. O tempo é um ativo precioso e, embora o ambiente e a pressão de entregar resultados nem sempre o permita, encontrar estratégias para dar tempo aos colaboradores é imprescindível.

4. Identificar novas formas de colocar o problema. Diferentes visões ajudam a interpretar o problema e potenciam a busca de soluções que estariam escondidas pela/o pergunta/problema inicial. Promover a participação dos colaboradores de diferentes departamentos pode ser enriquecedor.

5. Anotar ideias. Confiar no instinto. Normalmente as melhores ideias surgem quando estamos distraídos ou quando nos desviamos do problema principal. É importante permitir aos colaboradores a liberdade de poder sair do ambiente definido para a execução das suas tarefas, principalmente os que desempenham funções ditas criativas..

 

 

Tópicos: Motivação

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios