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Qualidade de Vida nas Empresas

Atrair e Reter Talento

Feb 15, 2019 7:12:25 PM por Sodexo

 

Atrair e Reter Talento

Um estudo levado a cabo pelo Linkedin em todo o mundo, com 10.500 inquiridos, mostra que quase 60% das pessoas que tinha mudado de emprego recentemente, tomou a decisão com base na perceção de melhores oportunidades de desenvolvimento. Como atrair e manter este talento?

Como mostrar a um potencial colaborador que a sua organização tem o que ele procura enquanto profissional que se pretende desenvolver e crescer?

A aquisição de novas competências e de novas responsabilidades, assim como, o envolvimento na definição de estratégias para atingir objetivos empresariais e pessoais são alguns dos aspetos que mais são valorizados por quem procura uma nova oportunidade profissional.

E porque é relevante termos talento e motivação? Segundo a Mckinsey, porque são até 8 vezes mais produtivos. O mesmo estudo (que auscultou a lista dos melhores 500 executivos pela Revista Fortune) afirma que 82% das empresas não acredita conseguir os melhores recursos humanos para as vagas disponíveis. Para as que conseguem, apenas 7% confia mantê-los a médio termo.

Uma das conclusões mais relevantes refere-se ao facto de as empresas terem dificuldade em identificar quem possa ter o talento de que precisam. Porém, isto aplica-se também ao talento instalado, ou seja, a maioria dos executivos afirma que a sua organização não consegue identificar o nível do talento já contratado.

Aqui ficam algumas sugestões do Linkedin para potenciar a ATRAÇÃO DE TALENTO:

1. Atrair potenciais colaboradores qualificados com descrições do posto de trabalho apelativas (mas reais)
Uma boa descrição da função não deve ser apenas isso, uma descrição. Deve enunciar como essa função ou vaga vai acrescentar valor à empresa e como a empresa pretende oferecer valor a quem integrar a função. Crescimento e aprendizagem são palavras chave.

2. Partilhar histórias de colaboradores que cresceram dentro da organização
Partilhar histórias dos colaboradores que adquiriram novas competências, que aprenderam novas tarefas e que, com isso, cresceram e assumiram funções de liderança na hierarquia da empresa. Salientar a cultura organizacional de desenvolvimento pessoal & profissional nos canais de comunicação da empresa: website, redes sociais, brochuras institucionais.

3. Enfatizar o investimento na aprendizagem e no desenvolvimento
Apresentar de forma clara a missão de promover a aprendizagem interna. A página de “Carreiras” (ou “trabalhar connosco”) deve ser o espelho de que ferramentas e tecnologias são utilizadas para promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores.

Como manter o talento certo 

Empowering, Creative Thinking e Global Responsibility (Social e/ou Ambiental). Não é apenas jargão de Recursos Humanos, são conceitos que podem fazer a diferença na motivação e empenho dos seus recursos humanos.

1. Dar poder, atribuir responsabilidade e competências aos colaboradores representa confiança nas suas capacidades, e isso motiva-os. Criar oportunidades de crescimento numa cultura organizacional inspiradora pode manter os seus colaboradores comprometidos com o sucesso da empresa. Colaboradores envolvidos entregam melhores resultados e têm maior vontade de permanecer na empresa.

2. Estimular a criatividade. Não só nas ferramentas para captar o talento certo, mas também no espaço que esse talento terá para colocar as suas ideias em prática. Fomentar o pensamento criativo é muito importante para quem procura crescimento profissional e desenvolvimento técnico. Cabe às chefias – líderes – promover oportunidades para usar a criatividade avaliando o mercado interno e identificando quem está envolvido, motivado e, em última instância, empenhado no sucesso da empresa.

3. O envolvimento social das organizações é um fator que motiva os melhores colaboradores a permanecer e a incrementar o seu compromisso, porque mostra que a empresa não está apenas preocupada com lucro e retorno. A preocupação e a missão ambiental ou social geram identificação do indivíduo com os valores da empresa e isso fomenta uma menor rotatividade.

 

 

Tópicos: Motivação

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Publicado por: Sodexo

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