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Qualidade de Vida nas Empresas

A diferenciação e a desigualdade de género ainda existe?

Feb 14, 2019 3:45:39 PM por Sodexo

 

A diferenciação e a desigualdade de género ainda existe?

O mercado de trabalho ainda tem muitas diferenças de comportamento e mindset para com o género dos seus intervenientes. Apesar do progresso que é evidente a igualdade de género ainda é um tema a ser trabalhado no contexto empresarial.

A desigualdade de género no geral

A desigualdade de género ainda é um dos desafios mais atuais no mundo empresarial atual. As mulheres ainda não preteridas face aos homens, assim como o tipo de trabalho disponibilizado às mulheres é, em geral, de menor qualidade ou diferenciação.

As mulheres tendem a trabalhar mais horas que os homens face ao mesmo salário, embora estejam menos horas no mercado de trabalho porque optam por um emprego em part-time ou porque só lhes é oferecida essa hipótese.

O estudo que nos dá estas conclusões é o World Employment and Social Outlook: Trends for Women 2017 da ILO (International Labour Organization), que abrangeu 142 países e territórios.

Elementos influenciadores da presença da mulher no mercado

A desigualdade de género é acentuada pelas preferências pessoais, limitações socioeconómicas, contexto sociofamiliar e os diferentes papéis do género. E isso influencia a própria decisão da mulher entrar no mercado de trabalho ou optar por trabalhar em casa na gestão familiar e cuidados aos filhos.

Por exemplo: nos países em desenvolvimento é mais facilmente aceite que mulheres com família, comprometidas e com filhos, tenham lugar no mercado empresarial. Já nos países desenvolvidos e nos Emirados Árabes Unidos e Norte de África (ASNA) ter família reduz a probabilidade de ser contratada.

Os países cujos cuidados infantis ou assistência à família seja inexistente ou mais caro obriga as mulheres a decidir por ficar em casa a gerir a família e a cuidar dos filhos.

A rede de transportes influencia em muito a decisão da mulher trabalhar fora de casa. Países em desenvolvimento, cujos transportes ainda sejam perigosos para o género feminino obriga a mulher a optar por não ingressar no mundo do trabalho.

Há que entender que a religião em várias partes do mundo influencia estas decisões, seja em termos individuais, seja por imposição cultural.

A mais valia na diversidade

As desigualdades não assentam apenas no género, a exclusão social e profissional com base em raça, religião ou idade são também uma realidade bem presente na nossa sociedade. É notória a tensão na sociedade em geral face ao que as diferenças podem significar para o nosso estilo e qualidade de vida.

O facto de estarmos numa sociedade cada vez mais global e dependente da globalização, obriga a que as empresas entendam e atuem em diversos territórios de forma pertinente. Associado a esta necessidade está a inclusão social dentro das empresas. Dirigir esforços de Recursos Humanos para integrar colaboradores de diferentes géneros, credos ou culturas é enriquecedor para a empresa e uma forma de integrar com sucesso todos os membros da sociedade.

Vários estudos mostram que a diversidade de género, de culturas ou de faixas etárias no seio de uma empresa pode ser benéfica para o seu negócio. A diversidade na força de trabalho deve ser encarada como um ativo pela empresa, servindo para melhorar a sua performance e alimentar as suas vantagens competitivas.

Um estudo da Deloitte de 2 anos mostra que as empresas que investem em diversidade e inclusão em diferentes aspetos mostram melhores resultados que os seus pares.

O estudo da Sodexo destaca os benefícios da igualdade de género na empresa:

- Maior engagement dos colaboradores, 
- Imagem de Marca mais forte, 
- Aumento do Lucro Bruto, 
- Crescimento Sustentável.

Deixamos algumas ações já implementadas em algumas empresas com bons resultados. O intuito destas ações é enfatizar a importância da diversidade ou dinamizá-la nas empresas. 

1. Marcar o Dia Internacional da Mulher com:

- Conferências com convidados externos 
- Eventos sociais
- Sessões de cuidados pessoais

2. Usar espaço nos canais da empresa - internos ou externos – para realçar a data e a importância da diferença/diversidade.

3. Iniciativas de cariz social ou empresarial adequadas ao contexto envolvente e da empresa (dia aberto, estágios para alunos carenciados, ações de integração profissional para refugiados, ações de plantação de árvores, parcerias com organizações de cariz solidário, organizações de apoio a pessoas com mobilidade reduzida).

4. Divulgação nos media de ações relevantes que realcem a importância da diversidade na envolvente.

Relembramos as potencialidades de ter uma força de trabalho com diferentes culturas, nacionalidades, idades, religiões. Isto permite ter dentro de casa um conhecimento profundo sobre todas essas diferenças e com isso otimizar a sua performance e atuação face às preferências de cada grupo.

A inclusão intra-organizacional, a comunicação entre esses grupos, o diálogo com esses elementos e o feedback obtido permite enriquecer o conhecimento coletivo. É isso que diferencia estas empresas e lhes permite ter vantagens competitivas num mercado cada vez mais global e sensível a estas temáticas. Além de sensível, o mercado tende a agir em consonância com os seus valores premiando ou excluindo essas empresas do seu leque de opções.

Tópicos: Benefícios

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Publicado por: Sodexo

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