sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

8 dicas para uma melhor qualidade de vida no local de trabalho

Feb 19, 2020 12:52:17 PM por Sodexo

10_8-Dicas-para-uma-melhor-qualidade-de-vida-no-local-de-trabalho

Criatividade e produtividade estão intrinsecamente ligados ao ambiente profissional que nos rodeia. É de senso comum que somos mais criativos e que temos as melhores ideias quando saímos da secretária. Então porque não melhorar a secretária e o ambiente que a rodeia?

A reconhecida consultora de Tecnologias e Recursos Humanos Gartner revela que os colaboradores que se sentem satisfeitos com o seu espaço de trabalho são 16% mais produtivos, têm 18% mais possibilidades de permanecer na empresa e, consequentemente, têm maior qualidade de vida.

Mas o que é efetivamente a Qualidade de Vida no Trabalho?
O que implica em termos práticos e o que podem as empresas fazer para melhorar o bem-estar no local do trabalho dos seus colaboradores?

O local de trabalho é o sítio onde passamos um terço da nossa vida (bom, não façamos essas contas), logo, deverá ser um sítio agradável, com ambiente feliz, que deixe colaboradores satisfeitos e alegres. A Organização Mundial de Saúde também define guidelines para um local de trabalho saudável. E não falamos apenas de bem-estar físico, pois o nosso estado mental também espelha as condições de trabalho e tem impacto na produtividade. Um local de trabalho mais saudável e agradável gera maior motivação e todos saem a ganhar.

A satisfação é a palavra que resume qualidade de vida no trabalho. Um profissional satisfeito tem mais entusiasmo e motivação na execução das suas tarefas. Esse maior comprometimento tem relação direta com os resultados da empresa.

O bom humor é outro fator que influencia positivamente a saúde mental do colaborador, e contribui para a sua criatividade face aos desafios do dia-a-dia.

 

Mas como colocar em prática o conceito de ‘Qualidade de vida no trabalho’?

Deixamos-lhe 8 dicas essenciais para um maior bem-estar no local de trabalho.

1. Sentir-se em casa
Um espaço onde os trabalhadores se sintam em casa fomenta o seu sentimento de bem-estar e isso pode ser implementado através de:
   - Criação de espaços comuns (como a copa) para que possam fazer os seus intervalos e tomar os seus snacks;
   - Sofás ou poufs que convidem a um momento de intervalo e convívio entre colegas;
   - Secretárias amplas, com o devido espaço entre colaboradores;
   - Higiene do espaço;
   - Decoração com plantas naturais (transmitem tranquilidade e colaboram na melhoria da qualidade do ar).
Existem muitas outras possibilidades para criar um ambiente apelativo, a imaginação é o limite.

2. Salas adaptáveis às necessidades
A organização dos espaços por e para as equipas, consoante o número de elementos ou necessidades específicas, contribui para uma melhor gestão de espaço, tempo e recursos. Inclusive, promove dinâmicas próprias de cada equipa, influenciando de forma positiva a motivação e produtividade.
Mas ter espaços adaptáveis também tem de responder às necessidades individuais, tais como, permitir que os colaboradores ouçam música. Ter a liberdade de escolha face ao sítio onde se sente mais confortável ou que melhor responde às necessidades momentâneas – como realizar uma chamada ou concentrar-se numa tarefa mais minuciosa - contribui para uma maior liberdade de movimento.
Estas pequenas rotinas podem ser particularmente importantes nas funções mais criativas.

 

3. Zonas comuns e espaços de lazer
Os trabalhadores valorizam zonas comuns para conviverem com os colegas, realizarem as suas pausas e/ou refeições. Esta é uma forma simples de incentivar as relações interpessoais e que necessita apenas de espaço físico para esse efeito. A quebra da rotina com a frequência de outro espaço, ou interação com outro colega, pode ajudar a desbloquear a criatividade e ser mais produtivo.

 

4. Ergonomia do local de trabalho
A saúde dos trabalhadores deve ser uma preocupação central, pelo que adaptar o mobiliário (formas das cadeiras, altura das mesas, tipos de periféricos utilizados, etc) e as condições ambientais ao bem-estar das pessoas deve ser uma prioridade. Pode ser benéfico para os indivíduos e para as equipas implementar rotinas de ginástica laboral e de pausas regulares, assim como educar sobre regras de postura.
Recordamos que a melhoria das condições físicas de trabalho, reduzem a incidência de doenças profissionais, logo, reduzem o absentismo e aumentam a produtividade.

 

5. Um escritório mais sustentável
O objetivo é criar um local de trabalho sustentável, que motive os colaboradores a envolver-se num mundo melhor, implementando ações amigas do meio ambiente. Esse sentimento de pertença e de participação promove a coesão e a motivação.

 

6. Comunicação aberta
A comunicação vertical e horizontal deve ser facilitada para fomentar a liberdade de expressão e a participação dos colaboradores na melhoria de processos e relações. Isto é pertinente para pequenas melhorias diárias, e partilha de ideias inovadoras.

 

7. Ambiente seguro, justo, inclusivo
Importa referir que a valorização e o reconhecimento são fatores de motivação que devem ser equilibradas com todas as medidas mencionadas ao longo deste artigo. A inclusão passa por conceitos como meritocracia e igualdade. No fundo, trata-se da criação de oportunidades para que todos possam contribuir para o valor final da empresa/organização, nomeadamente, pessoas portadoras de deficiências físicas.

 

8. Aposta na luz natural
Além das condições físicas e estruturais do escritório, é muito importante manter luz natural no espaço de trabalho. É a luz natural durante o dia que promove a produção de Vitamina D e melhora a qualidade de sono – dois fatores extremamente relevantes no nosso bem-estar mental e emocional.

 

 

Tópicos: Motivação

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios