sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

4 Dicas de verão para aquecer a motivação

Aug 22, 2019 12:28:00 PM por Sodexo

 

4-dicas-para-aumentar-a-motivacao

Sabemos quão difícil é manter a concentração quando o tempo convida a estar no exterior, mesmo quando já usufruímos das férias. Aqui ficam alguns truques e mudanças na rotina laboral, durante os dias mais longos e quentes, para manter as equipas concentradas e motivadas.

Os dias longos convidam a praia, jardim, esplanada e convívio sem olhar para o relógio. E isto rivaliza com a concentração necessária às tarefas profissionais, obrigando as empresas a encontrar estratégias para manter a motivação e a produtividade durante o verão. Essas estratégias podem revelar-se proveitosas para uma aplicação mais duradoura.

 

 

Deixamos-lhe 4 Dicas para fomentar a motivação no trabalho, durante o verão

 

1. HORÁRIOS FLEXÍVEIS
Permitir que os colaboradores escolham o seu horário pode, facilmente, contribuir para uma maior motivação no trabalho, durante o verão. De forma genérica os horários flexíveis pretendem promover o equilíbrio da vida pessoal e da vida profissional. No verão, é ainda mais importante para evitar absentismo e manter os níveis de produtividade. Se for possível exercer as nossas tarefas num horário mais cedo para aproveitar o final de dia na praia com a família e/ou amigos, decerto estaremos mais motivados para o trabalho.

Por outro lado, uma das formas mais naturais de promover o nosso bem-estar é praticar exercício ao ar livre. Sabemos que no inverno é mais difícil sair do conforto da cama para a rua, mas no verão não há desculpas e a Vitamina D agradece. Assim, agilizar o horário de entrada para que os colaboradores possam fazer o seu exercício matinal, pode estar a promover a motivação no trabalho e a melhoria do estado de saúde das equipas. Todas estas medidas fazem sentido se não forem obrigatórias ou forçadas.

 

2. DRESSCODE MAIS CASUAL
Usar roupa casual muda instantaneamente o nosso estado de espírito. Existem empresas a implementar esta medida nos meses de verão, principalmente em agosto. O objetivo em termos de gestão de equipa é similar ao casual day à sexta-feira, aligeirando o ambiente, promovendo a criatividade e, consequentemente a produtividade no verão.

 

3. ENCURTAR HORÁRIO LABORAL
Está provado que mais horas no escritório não equivale necessariamente a maior produtividade. No verão, esta situação torna-se ainda mais premente, por isso existem algumas empresas a implementar um horário laboral mais curto no verão, seja por reduzir uma hora ao horário diário ou institucionalizando a folga da sexta-feira à tarde.

 

4. USAR ESPAÇO EXTERIOR
Caso a empresa tenha varandas ou terraços, esses espaços podem ser aproveitados com simples espreguiçadeiras, mesas ou cadeiras. Esta é uma forma fácil de dar as boas-vindas ao bom tempo, permitindo que as pessoas trabalhem ao ar livre ou que possam aproveitar o exterior nas suas pausas.

Caso isso não seja possível, promova piqueniques na hora de almoço ou um passeio na rua depois do café.

 

Deixamos-lhe ainda umas dicas extra:
- Disponibilizar fruta fresca e exótica no escritório;
- Disponibilizar bebidas frescas nos espaços de pausas.

 

 

Tópicos: Viver Bem, Motivação

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios