sodexo-logo-qualidade-vida

Qualidade de Vida nas Empresas

15 Dicas para manter a sua equipa motivada

Feb 15, 2019 7:06:43 PM por Sodexo

 

15 Dicas para manter a sua equipa motivada

Para bons resultados, uma equipa motivada é fundamental. Podemos estar a falar de condições de trabalho, benefícios, ou podem ser necessárias características de líder por parte das chefias para despoletar nas pessoas a vontade de ir mais além. Preparado para motivar a sua equipa?

 

 

Estas 15 dicas podem levar a sua equipa a um nível de performance extraordinário mantendo-a motivada.


1. Pergunte aos seus colaboradores o que mais valorizam
Por vezes, o que cada um valoriza é diferente e permite identificar na equipa diferentes níveis de motivação. Respondendo, dentro das possibilidades da tarefa e da organização, às necessidades de cada um, pode fazer toda a diferença. Mas atendendo a que numa equipa de maior dimensão isso poderá ser difícil de conseguir, haverá decerto pontos de interesse comum. Exemplos: horários flexíveis para levar filhos à escola ou acompanhá-los a consultas médicas, seguro de saúde, folgas como prémios de produtividade, etc.

2. Manter um ambiente de respeito e tolerância
Mais que prémios e congratulações públicas, por vezes, basta mostrar respeito pelo esforço e dedicação que cada um coloca na sua tarefa.

3. Remunerar devidamente os colaboradores
Garantir que estamos a par do mercado – em termos da indústria e da localização - no que diz respeito aos salários e benefícios pode ser o que falta para manter os seus colaboradores empenhados. Perder talento, recursos qualificados e investimento em formação pode sair mais dispendioso do que uma pequena percentagem de aumento salarial.

4. Um espaço agradável de trabalho
A motivação deriva também do ambiente em que estamos inseridos. Não são necessários avultados investimentos em infraestruturas, mas um espaço limpo, saudável e luminoso pode ser o suficiente para ver o sorriso nos seus colaboradores.

5. Possibilidade de crescimento profissional
Permitir que a equipa apreenda novas competências, desempenhe funções de maior responsabilidade e que se desenvolva dentro da hierarquia da empresa são fatores importantes na motivação.


6. Participação no dia a dia da empresa
A valorização das ideias e sugestões é muito importante para o sentimento de pertença. Dê espaço para que os colaboradores possam dar as suas opiniões sobre os processos internos.

7. Defina os objetivos da empresa ou departamento
 Comunique claramente os objetivos da empresa ou departamento, apresente de forma clara as guidelines e procedimentos para os atingir.

8. Coloque a equipa a par do processo e dos números
O envolvimento da equipa nos números reais da empresa, fomenta o envolvimento e motiva a fazer mais e melhor para alcançar os objetivos.

9. Não faça micro gestão.
Ninguém se sente confortável com a constante presença das chefias em cada momento do processo, opinando em cada decisão ou tarefa. Não só pode ser interpretado como uma manifestação de falta de confiança como pode levar ao sentimento de desresponsabilização.

10. Delegue.
Não perca o controlo da sua equipa, não perca o rumo dos objetivos. Se necessário, delegue em subchefias algumas das tarefas diárias. Não só promove o envolvimento como garante o comprometimento das chefias com os objetivos e desafios da organização.

11. Medo e penalizar o fracasso não são motivadores
Todos erramos. É preciso encorajar a equipa a tentar novamente e a fazer melhor. O receio de falhar pode resultar numa equipa que não arrisca e não inova.

12. Evite reuniões desnecessárias
Reuniões podem ser uma verdadeira perda de tempo. Garanta que a reunião tem um objetivo e uma mensagem clara e que reúne as pessoas diretamente envolvidas ou necessárias. A perceção de perda de tempo distrai os envolvidos e torna a reunião pouco produtiva.

13. Mostre emoções
Uma chefia sem sentimentos não é uma boa chefia. Não tenha medo de mostrar o que sente em relação a determinada situação. Permita que a equipa o ajude a ir mais além.

14. Encoraje a felicidade
Atitudes individuais podem ser contagiosas, sejam negativas ou positivas. Por isso encoraje a as atitudes positivas para contagiar a equipa, mantendo-a unida e motivada.

15. Congratule sempre que necessário
Reconhecimento pelo esforço e dedicação é um dos principais motores da motivação da equipa. Não deixe de anotar de forma pública ou privada – de acordo com a circunstância – os sucessos de cada indivíduo.

Fontes:

Tópicos: Benefícios, Motivação

Sodexo

Publicado por: Sodexo

Subscreva a nossa newsletter!

Se tem interesse em temas relacionados com o bem-estar dos colaboradores ou a felicidade nas organizações, subscreva este blog.

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

O Blog “A Qualidade de Vida nas Empresas” by Sodexo pretende gerar insights sobre os novos desafios organizacionais. Na Sodexo, acreditamos num local de trabalho centrado no employee experience, onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. Este é um espaço aberto à discussão, por isso, contamos com o contributo de todos!

Quer saber mais sobre a Sodexo?

Saiba aqui

7 tendências que potenciam a mudança nas organizações

global-workplace-trends-2018

O bem-estar dos colaboradores é essencial pois estes são os agentes-chave no crescimento e evolução da sua empresa.

Aceda aqui ou veja o vídeo:

video

os mais populares

os mais recentes

3-premios